segunda-feira, 25 de maio de 2009

Que tal um cigarrinho?


Pra quem fuma nada melhor que um cigarrinho após uma refeição ou pra relaxar depois daquela longa reunião.

Contudo, dados apontam que no DF:

- Morrem 2,6 mil pessoas de doenças provocadas pelo tabagismo por ano.
- Gasta-se por mês mais da metade da receita que recebe do Governo Federal para assistência à saúde com tratamentos e diagnósticos de doenças relacionadas ao tabaco.

Como Parar?
Tratamento GRATUITO, incluindo os medicamentos, em 31 unidades de saúde para quem deseja abandonar o vício.
Ligando para 0800 61 1997, o atendente informará a pessoa sobre o Centro de Saúde mais próximo à moradia que oferece o serviço.

Como é o Tratamento?
1 - Primeiro Mês: Quatro reuniões de grupo com duas horas de duração, uma vez por semana no período de quatro semanas consecutivas.
2 - Segundo e Terceiro Mês: as sessões passam a ser de 15 em 15 dias.
3 - Meses Seguintes: Reuniões mensais.
4 - Após um ano de tratamento a pessoa é considerada ex-fumante.

"O Programa de Controle do Tabagismo também oferece seis cursos de tratamento ao tabagismo por ano para especialista da rede pública e privada."

CUIDADO!
Pesquisas apontam que o narguillé é tão prejudicial quanto o cigarro, de modo que uma tragada equivale a 10 cigarros.


2 comentários:

  1. Amore, você não imagina o quanto o pessoal fuma aqui. É uma coisa impressionante, eu nunca tinha visto isso. Eu diria que 90% da população são fumantes compulsivos. Para você ter ideia, no mestrado só tem uma colega que não fuma (e isso porque ela é alemã), os professores todos fumam, especialmente as mulheres. Nos intervalos de aula elas fumam 3-4 cigarros um atrás do outro, só param de fumar quando estão dando aula e isso porque é faz pouco tempo proibiram fumar dentro da faculdade (salas de aula, salas dos professores, corredores, etc.).
    Eu fiquei horrorizada ao ver o jeito de fumar desse pessoal aqui, já falei pra todo mundo que vou fazer uma pesquisa sociológica pra saber o motivo deles fumarem assim! A dona Lo mesmo vive reclamando que eu dou sermão nela por causa do cigarro (dou nada, eu só falei 1 vez pra ela que achava muito triste uma mulher bonita, inteligente e culta do jeito que ela é procurar um fim tão triste para a sua própria vida).
    Em fim... você sabe que eu fumo de vez em quando (1 vez por ano aproximadamente :-P), aqui até que tenho fumado mais (uns 3 cigarros por mês XD), eu acho que tudo, com moderação e consciência é válido, o problema é você se render a um vício, principalmente um vício que pode trazer uma morte tão indigna quanto é morrer de câncer no aparelho respiratório ou de estreitamento das vias aéreas... é preciso ser mais consciente, é preciso pensar mais no futuro, é preciso se amar mais.

    Beijo :*
    PS:Tô adorando as tuas fotos, tá ficando cada dia melhor, hein?

    ResponderExcluir
  2. Pois é!
    Angel, você sabe que eu também não sou radical com nada, mas realmente, fumar com freqüência... E morrer de forma indigna não é uma escolha muito inteligente... Mas, cada um sabe das escolhas e renuncias que faz na vida!

    Sobre as fotos: então, tenho procurado melhorar. Tirei umas fotos na fazenda que logo as usarei em algo que escrever aqui. Estou brincando com um software de edição de fotos, o meu amiguinho Sanderson Silva anda me ensinando umas coisinhas legais!

    Ehhhhh... Obrigada por ler e comentar os assuntos!

    Beijoooooosssssss

    ResponderExcluir