quarta-feira, 27 de maio de 2009

Uma Outra Forma de Suicídio


É lamentável presenciar a destruição do que nos mantém ainda vivos, a natureza.

Pesquisando sobre o assunto vi que o IBAMA faz corretamente o seu trabalho de fiscalização nas madeireiras, multando e até mesmo as fechando. Contudo, não acredito que essa medida seja suficiente já que o mercado é ilegal e continuará na informalidade, muitas vezes fugindo dos olhos da Lei. Assim como Miriam Leitão comentou, mesmo multando os indivíduos desmontam toda a estrutura e simplesmente vão para outro local e tudo continua igual. Por mais que o acesso aos locais devastados seja difícil, é importante que a polícia monte uma ação e faça com que a lei seja cumprida.

A Mata Atlântica, que compreende significativa diversidade biológica, é um dos biomas mais ameaçados do mundo. (SOS Mata Atlântica)

A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE divulgam que no período de 2005 a 2008 foram desmatados ao menos 102.938 hectares de cobertura florestal nativa.

De acordo com o INPE, Minas Gerais, Santa Catarina e Bahia estão no topo dos que mais desmataram. Minas Gerais possuía, originalmente, 27.235.854 ha de Mata Atlântica, que cobriam 46% de seu território; pelo levantamento, restam apenas 9,68%, de modo que a devastação atingiu os 32.728 ha. Santa Catarina, que está 100% inserido no Bioma, tem 23,29% de floresta, o segundo lugar deve-se aos 25.953 ha. E no terceiro lugar com 24.148 ha de destruição da Mata Atlântica a Bahia, com 33% do território na Mata Atlântica, ou 18.875.099 ha, tem hoje apenas 8,80% de floresta.

Seguem os estados e seus números de devastação:

9.978 hectares no Estado do Paraná; 3.117 hectares no Rio Grande do Sul; 2.455 hectares em São Paulo; 2.215 no Mato Grosso do Sul; 1.039 hectares no Rio de Janeiro; 733 hectares em Goiás; 573 hectares no Espírito Santo.

“É urgente fazer com que as pessoas entendam que a nossa vida depende da floresta e participem deste esforço em prol da proteção deste bioma tão ameaçado. É uma questão de sobrevivência dos 112 milhões de habitantes do bioma proteger tudo o que resta de floresta original, por isso agora passaremos a divulgar os dados de dois em dois anos”. Marcia Hirota

“O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse ontem que está muito preocupado com o desmatamento na Mata Atlântica. Ele admitiu culpa do governo, mas garantiu que está estudando alternativas para que os produtores rurais preservem a floresta e ao mesmo tempo tenham alternativas de sobrevivência. Uma das idéias é estabelecer a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, conhecido como ICMS verde.” Diário de Pernambuco

Mais informações: INPE, SOS Mata Atlântica, Diário de Pernambuco, Último Segundo, Uai

Nenhum comentário:

Postar um comentário