quinta-feira, 30 de julho de 2009

Futurologia + Tecnologia

Assista ao vídeo que segue!




Futurologia é a ciência que estuda o futuro.
Uma análise das inovações que surgiram ao longo do tempo e da situação atual levam profissionais a identificar tendências. Embora alguns acertem nas "previsões", outros correm o sério risco de se exporem ao ridículo.

Lista de alguns futurologistas:
A seguir a publicação do site UOL sobre as 7 previsões mais furadas sobre Tecnologia - clique e leia na íntegra:

1) O grande computador
"Acho que existe um mercado mundial de talvez cinco computadores." - Thomas Watson, presidente da IBM, em 1943.

2) A caixa de madeira
"A televisão não será capaz de se fixar em qualquer mercado onde for inserida após seis meses. As pessoas logo se cansarão de ficar olhando para uma caixa de madeira compensada todas as noites." - Darryl Zanuck, executivo da 20th Century Fox, em 1946.

3) Invasão nuclear
"Aspiradores de pó movidos a energia nuclear serão provavelmente uma realidade em dez anos." - Alex Lewyt, presidente da Lewyt, fabricante de aspiradores de pó, em 1955.

4) PC para quê?
"Não há razão para que qualquer pessoa queira ter um computador em sua casa." - Ken Olsen, fundador da Digital Equipment Corporation, em 1977

5) Engolindo as palavras
"Quase todas as previsões feitas agora sobre 1996 se baseiam no contínuo crescimento exponencial da internet. Mas eu prevejo que logo a internet vai se tornar uma espetacular supernova e em 1996 entrará em colapso catastroficamente." - Robert Metcalfe, fundador da 3Com, em 1995.

6) Maçã podre
"A Apple já está morta." - Nathan Myhrvold, ex-Chief Technology Officer (CTO) da Microsoft, em 1997.

7) O fim do spam
"Em dois anos, o spam terá desaparecido." - Bill Gates, fundador da Microsoft, em 2004.

Um comentário:

  1. A falta de visão é um problema comum à maioria da população, poucas são as pessoas que conseguem desenvolver a habilidade que todos temos de projetar uma "reta imaginária" na direção correta desde aquilo que é real no momento até o tempo futuro. Mas algumas pessoas conseguiram, isso é prova de que a habilidade existe, falta apenas desenvolvê-la.
    Pessoas como Jules Verne, Leonardo Da Vinci, Tesla, entre muitos outros, conseguiram fazer essa projeção de forma assustadoramente acertada. Outros como o Thomas Watson falharam miseravelmente... ainda bem!

    ResponderExcluir