domingo, 7 de junho de 2009

C I C A T R I Z A N D O (...)

EQUILIBRISTAS OU CRIADORAS DE UMA NOVA VIDA?

Como é se equilibrar nas estacas do trauma e seguir caminho após sofrer algum tipo de violência sexual?

“Meninas sangrando na boca e no meio das pernas. No meio da noite tomando cacete sem dente, sem leite.” (Ana Carolina – Nada te faltará)

Já aconteceu, não há mais volta!

Psiquiatras – Psicólogos – Ginecologistas – Terapias Alternativas

A busca por recuperação e uma nova vida!

Ao falar sobre a vida após o trauma, é normal imaginar uma pessoa se equilibrando com muita dificuldade e por vezes caindo, se machucando ainda mais até precisar de uma ajuda pra subir novamente nas estacas.

“E agora, José? A festa acabou; A luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou. E agora, José?” Drummond (José)

Contudo, mais inteligente seria construir um novo caminho, seguro e firme.

É fácil? - Não! Assim como na imagem acima, o caminho da dor se destaca praticamente ofuscando a possibilidade de um novo caminho.

Fácil seria basear o resto da vida no trauma, mesmo que inconscientemente!

A dor sempre existirá e incomodará, mas trilhar ou não o caminho dela é questão de escolha.

Construir um caminho paralelo devidamente “pavimentado” requer um esforço que vai desde a busca pelo apoio da família, passando por profissionais de saúde até o ponto em que os antidepressivos podem ser substituídos por terapias alternativas.

“O povo fala. O povo fala mesmo! O povo fala e fala mesmo e fala pelos cotovelos...” Ana Carolina (Vox Populi)

Inteligência emocional – É fundamental desenvolve-la!

Esse tipo de inteligência protegerá a mulher agredida das muitas 'besteiras' que as pessoas dizem:

- “Ah minha filha foi castigo divino, foi Deus dizendo que agora deve dedicar toda sua vida a objetivos religiosos.”

- “Olha, agora você nunca poderá ter filhos.”

- “A culpa foi sua, deve ter dado chance pra que isso acontecesse.”

Enfim, nessas ocasiões aparecem todos os tipos de pessoas grossas e vulgares. De modo que é essencial ter inteligência emocional suficiente para não levar em consideração tudo o que escuta. É importante lembrar que ninguém, a menos que tenha tido uma experiência similar, tem a mínima noção do que passou e do que teve que fazer para preservar a própria vida. Não se reprima, repreenda pessoas inconvenientes de modo que não se atrevam mais.

“Se você gritasse, se você gemesse, se você tocasse a valsa vienense, se você dormisse, se você cansasse, se você morresse... Mas você não morre. Você é duro, José!” Drummond (José)

Desabafar não é sinônimo de fraqueza! Grite, chore, sussurre, durma o dia inteiro, corra sem rumo... Extravase! A única proibição é a falta de atitude, se render e deixar que a vida gire em torno de algo ruim.

É comum maximizar o próprio problema como se ele fosse pior do mundo, mas acredite existem pessoas com problemas que sequer imaginamos. Então, sem desmerecer a própria dor, desabafe, mas não se permita desistir da felicidade.

A busca pela felicidade deve ser uma obstinação, não permitamos que nada e nem ninguém nos tire isso.

Não será um estupro que tirará da mulher qualquer possibilidade de felicidade, ao final das contas ela “não morre”, ela é dura!

“Ela é bala. A mestiça é todo gás. Cada braço é uma viga do país.” Ana Carolina (Ela é bamba)

Cabe a mulher decidir se esse acontecimento ruim vai mudar totalmente a vida e os planos.

Analise se realmente há necessidade de ‘trancar’ a faculdade, abandonar o trabalho, mudar de cidade...

Enfim, agir por impulso não é adequado. Até o ponto em que a fatalidade aconteceu, ela traçou objetivos, planos e batalhou por isso e de uma hora para outra um estranho a agride e tudo vai por água a baixo?!

Calma e força é a chave para não tomar decisões tolas.

A vida não acabou, pelo contrário, nessa situação poderá conhecer a garra que tem e a capacidade de superação.

“Pois quando estou fraco, é que sou poderoso.”
(Bíblia – 2Cor. 12:10)

É questão de sobrevivência buscar a positividade em todas as situações da vida. É possível que durante as desventuras as melhores oportunidades surjam.

É na fraqueza que pode entender que a própria força não tem limites. Pode parecer contraditório, contudo faz sentido se considerar que ninguém conhece seu limite até que realmente o atinja.

Existem muitas explicações para os diversos acontecimentos da vida. Particularmente penso que à medida que eu me fortaleço poderei ser como um abrigo contra temporais para as pessoas que amo.

Dentre várias, separei algumas palavras de peso: Força; Disciplina; Humildade; Persistência; Superação; Astúcia; Sagacidade; Habilidade...

“Não pensa mais nada, no final dá tudo certo de algum jeito...” Zélia Duncan (Eu me acerto)

Carinho! Aquele abraço apertado e aquela voz macia: -“Vai ficar tudo bem!”

Com a frase abaixo finalizo essa publicação celebrando a mulher que sou, a mulher que me fez e as mulheres que ainda estão por nascer:

Até que seja depurada em seu próprio fogo e ressurja soberana de suas próprias cinzas não há como conhecer a Fênix que rege no ventre de cada mulher, independe o modo.

Portanto, não se equilibre – faça melhor – construa um novo caminho!

Clique aqui para ler a publicação C I C A T R I Z E S (...)


2 comentários:

  1. Excelente texto. Estás escrevendo cada vez melhor. E a abordagem e escolha do tema são nada mais nada menos do que instrutivos. E em falando de inteligência emocional estou lendo um livro escrito pelo escritor Daniel Goleman entitulado de Inteligência Emocional a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. É um ótimo livro que pode ser adotado como ajuda para mulheres que buscam superação do trauma.
    Continue escrevendo sobre temas que ao menos tentam ampliar a visão dos seres humanos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Inteligência emocional.
    Você disse tudo. Deixar muitas coisas ruins acontecerem na sua vida por causa de uma coisa ruim do passado.. quem mais perderia com isso seria você mesma, que bom que você reagiu de outra forma... espero que sirva de exemploa pra outras pessoas..
    essa é a intenção, não é mesmo? Nobre.

    =*

    ResponderExcluir