terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Viagem - ARAXÁ / MG

Fotos: Aisla Araújo


Muitos dias depois consigo tempo para comentar brevemente sobre nossa viagem a Araxá/MG.


Paradas da viagem:


Cristalina/GO
Como o nome já diz, é conhecida pela abundancia e boa qualidade dos cristais e outras pedras.

Fotos: Aisla Araújo


Paracatu/MG
Cidade histórica do Estado de Minas Gerais.

Fotos: Aisla Araújo



Nosso destino - Araxá/MG - Breve abordagem

Município pequeno à oeste de Minas Gerais que leva o nome derivado do idioma tupi-guarani, significando "lugar de onde se vê o sol em primeiro lugar". A cidade tornou-se amplamente conhecida pela história de Dona Beja (Ana Jacinta: personalidade influente. Socialmente e politicamente revolucionária) e pelas Thermas inauguradas em 1942 - busca pelos poderes medicinais das águas radioativa e sulfurosa.

Turismo:

O clima interiorano contribui para a sensação de tranquilidade. A boa educação e hospitalidade dos moradores da cidade proporcionam o sentimento de afabilidade e acolhimento. Por si o ambiente é propício para o descanso.
É evidente que Araxá busca turistas não somente brasileiros, mas também de outros países oferecendo rico turismo histórico e possibilidade de relaxamento, tratamento de saúde e estético nas termas.
Entretanto, comercialmente a cidade não está preparada nem mesmo para receber turistas nacionais. Por exemplo, no feriado do dia primeiro de 2010 tivemos grande dificuldade de encontrar algum lugar aberto para tomar café da manhã. Até mesmo os mercados estavam fechados.

Locais que visitamos: (A quantidade e variação dos sinais "+" , "-" e "+-", antes de cada ítem indica se o local ganhou ou não a minha aprovação)

++++ Igreja Matriz de São
Domingos - A construção compreendeu o período entre 1795 e 1800. Obviamente durante a visita é possível apreciar a arte sacra do interior e da arquitetura da igreja, alem de presenciar o apego à fé catolica demonstrada pelos cidadãos e alguns turistas.

Fotos: Aisla Araújo

+++++ O Mirante do Cristo - A vista é fantástica!
Fotos: Aisla Araújo

+++++ Árvore dos Enforcados - Conta-se que dois escravos, cansados dos maus tratos, assassinaram seu senhor e foram a julgamento e enforcados na árvore. Corre a lenda de que é possível escutar os gemidos dos enforcados.
Observação: Neste ponto é possível ter ótima vista da cidade!

Fotos: Aisla Araújo

+++++ Museu Dona Beja - Edificada na primeira metade do século XIX em estilo colonial. Assis Chateaubriand a adquiriu em 1965 transformando-a em um museu histórico.

Fotos: Aisla Araújo

+++ Museu Histórico de Araxá - Traz a história da cidade e de tradicionais famílias.
Observação: É necessário um guia para o museu. É possível que vários turistas fiquem perdidos durante a visitação ao museu.

Fotos: Aisla Araújo

+++++ Estância do Barreiro - É possível ter a bela visão da arquitetura do Grande Hotel e deleitar os olhos nas verdes formas que a natureza desenha tão sutilmente.

Fotos: Aisla Araújo

+++++ Fonte Andrade Junior - Fonte de água sulfurosa em frente ao Grande Hotel.

Fotos: Aisla Araújo


+++++ Fonte Dona Beja - Fonte de água radioativa, que segundo os rumores proporcionava juventude, saúde e beleza a Dona Beja que se banhava todos os dias em tais águas. É possível subir na corbetura da fonte e apreciar a bela vista do lago e do Grande Hotel.
Fotos: Aisla Araújo

+++++ Grande Hotel - Inaugurado em 1944 por Getúlio Vargas foi ganhando melhorias e se tornando um grande centro de eventos políticos da região. Após reformas segue a informação que as termas são reinauguradas em 1997 e o hotel em 2001 com retratação dos anos 40 no mobiliário.

Fotos: Aisla Araújo

+++++ Chalé Ana Jacinta - A palavra certa para descrever este ambiente é: Aconchego! Local agradabilíssimo, ótimo atendimento, maravilhosos pratos mineiros servidos com esmero. Local perfeito para fazer as refeições em dias quentes. As arvores ajudam a suportar o calor do final de ano em Araxá. O ambiente caseiro induz o cliente a esquecer-se do tempo e prolongar as conversas com os simpáticos funcionários do restaurante ou algum morador da cidade.

Fotos: Aisla Araújo

+++++ Bar do Mikisha- Não poderia deixar de mencionar um dos únicos lugares (se não for mesmo o único) que ficou aberto no feriado do dia primeiro de janeiro. Pãozinho de queijo assado na hora, quentinho, servido com cafezinho caseiro.


----- Bar e Restaurante - Bossa Nova - Foi uma péssima escolha perder tempo no Bossa Nova. Acho mais fácil enumerar os desagrados:
1 - Não escutei nada de bossa nova ou qualquer outra música;
2 - O atendimento por parte do "chefe" dos garçons foi ridículo. Vergonhosamente relatarei brevemente o ocorrido:

Após passarmos o dia na Estância do Barreiro resolvemos voltar para o hotel no qual estávamos hospedados. No caminho tivemos a infeliz idéia de parar no Bossa Nova, ao final das contas imaginávamos que ouviríamos boa música. Visto que estávamos em férias, era natural que não estivéssemos usando roupas desconfortáveis ou mesmo usando salto alto. Pelo contrário, estava de saia jeans, sandália baixa e outros acessórios condizentes com a ocasião. Ao perguntarmos se teria um determinado prato, o "chefe dos garçons" simplesmente enfatizou o preço, sem ao menos nos falar do prato. O que ele quis dizer com essa atitude?! Não fiz questão de pensar nisso. Pedi que ele descrevesse o prato e não o preço, ao final das contas não como dinheiro. Por fim, pedi que o prato fosse preparado. Quase uma hora depois do pedido chamei o garçom (que não dava atenção à nossa mesa) e perguntei se ia demorar muito. O senhor saiu para verificar e ao voltar relatou que não havia sido preparado, já que ele se esquecera de assinar o pedido para o chefe da cozinha. Por fim, cancelei o pedido e expliquei a ele a necessidade de atender bem a clientela, que um turista no interior de Minas Gerais não andará com roupa de gala para ir ao restaurante dele que mais parece um simples café. (O ambiente não tem requinte algum. No mais foi esse o desagrado da viagem. Portanto, enfatizando que o restaurante BOSSA NOVA É PÉSSIMO.
Observação: Além de termos sido tratados muito mal ainda tentaram cobrar os 10% do garçom!

Fotos: Aisla Araújo

O tempo não deixou que visitássemos muitos outros lugares, no mais esse foi o resumo do que conhecemos em Araxá.

Observação: Corrigirei e atualizarei esse texto posteriormente.

2 comentários:

  1. ficaram lindas as fotos!!!

    ... uma boa publicidade
    pq fiquei doida pra estar lá!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Aisla...

    Que bom que gostou de Araxá... Sinto muito por ter tido a desagradável experiência de ter ido ao Bossa Nova... A maioria dos araxaenses, que já esteve lá, não sabe como aquele restaurante furreca ainda está aberto.
    Sempre escutei reclamações que lá os preços são salgados e o atendimento é péssimo... Então, nunca quis ir num lugar como esse.

    E é verdade... Araxá é uma cidade turística, mas realmente não está comercialmente preparada para receber turistas... Nós nos vangloriamos do artesanato, mas aposto que nem a loja desses produtos ficam abertas quando precisam estar abertas.


    Espero que na próxima visita você não tenha uma experiência tão ruim...

    No mais, espero que tenha gostado de todo resto... Sempre digo que Araxá é meu paraíso... e eu gosto muito daqui... apesar de tudo.

    ResponderExcluir